Produção Textual



Nota de esclarecimento: como (por questões referentes ao edital) ainda não podemos reproduzir o texto escolhido para representar a escola na etapa nacional das Olimpíadas de Português, selecionamos alguns textos que participaram do concurso, mas não passaram para a etapa subsequente.
_________________________


Câmeras implantadas na cidade podem ajudar na segurança

Ecilânia Moreiro
  
Depois do contato estabelecido com as grandes cidades, a criminalidade em Solonópole aumentou consideravelmente. A localidade cada vez mais alarga o seu contato com o tráfego de drogas, o maior motivo da violência.
Pessoas estão sendo cruelmente assassinadas; acidentes fatais ocorrem muito próximo um do outro; casas, bancos, delegacias e correios estão sendo invadidos, assaltados e até explodidos.
Uma das alternativas para tentar banir a violência seria implantar câmeras de vigilância pela cidade. As pessoas se sentiriam mais seguras ao caminhar pelas ruas, já que as câmeras intimidariam os criminosos. A criminalidade diminuiria diariamente e os cidadãos teriam a certeza de que, se algo acontecesse, seria mais fácil de detectar os culpados e, consequentemente, fazer justiça.
Muitos vão achar que a implantação de câmeras iria invadir a privacidade da população, já que as pessoas estariam sendo vigiadas 24h por dia. Acontece que, em uma cidade tão pequena e violenta, não se pode pensar em perda de privacidade quanto o que está em jogo é a segurança da comunidade. Então, as câmeras deixariam as pessoas mais tranquilas.


O tráfego de maconha

Sérgio Amorim

 O tráfego de maconha é ilegal e totalmente perigoso. Criminosos percorrem de uma região para outra, atravessando fronteiras, desafiando a lei e pondo a própria vida em risco.
Atualmente, muito se vem discutindo a questão da legalização da maconha. Particularmente, não acredito que isso resolveria os problemas inerentes ao tráfego, antes lhe daria suporte. Os criminosos estão cada vez mais espertos e chegam a utilizar recursos tecnológicos para auxiliar ou até mesmo encobrir os seus crimes.
Não se pode esquecer que, mesmo legalizada, a maconha poderia custar caro. Dessa forma, aqueles que não têm dinheiro continuariam a adquirir o produto através de meios ilícitos.


Um momento de política

Nilzinete Pinheiro

No mundo em que vivemos, a política virou desavenças pessoais. Como as pessoas já não sabem diferenciar trabalho, amizade e política, elas acabam brigando e causando revolta na sociedade.
É claro que a política tem seu lado bom, pois é através dela que conseguimos escolher indivíduos capazes de administrar nossa cidade: alguém que possa dar assistência a todos, sem olhar para a cor da pele e para a condição financeira.
Muitas pessoas na sociedade não têm o direito de falar e dar sua opinião, já que enfrentam as críticas daqueles que querem impor as suas ideias. Ainda sonho com um mundo em que as pessoas possam expressar livremente as suas opiniões sem se preocupar se vão colocar suas amizades em perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário